Pular para o conteúdo principal

Quero receber Newsletter de Danielle SV

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

A Saga da Comida: Receitas e História - Esmaltes e livros 04/12 -Páscoa

 


Sim, esse é um blog cujo tema principal é Planejamento e Gestão! Sim, você encontra por aqui diversas indicações de livros porque ler e se atualizar constantemente faz parte do cotidiano de quem trabalha com liderança. Mesmo para quem não trabalha com planejamento e gestão a leitura e atualização frequente é muito relevante para vida profissional. Ler diversos e diferentes temas colabora com a visão ampla tão importante para tomada de decisão. Para isso, participo de duas blogagens coletivas mensais e uma delas é esta.

Uma vez por mês, durante os doze meses do ano, desde 2021, nos reunimos para fazer nossa blogagem coletiva que se chama: Esmaltes e Livros. O esmaltes e livros foi criado para evidenciarmos a importância da auto estima e da leitura em nossas vidas. Esse ano somos em três parceiras nessa postagem: eu - Danielle SV,  Blog Mãe Literatura  e Leticia Leonardi.  

Cada mês propomos um tema e esses temas são selecionados no ano anterior. O tema desse mês de Abril é: Páscoa e para esse tema eu trouxe o livro - A Saga da Comida. Páscoa é aquele momento que me lembra família ao redor da mesa confraternizando um dia gostoso. Por isso, trouxe o "A Saga da comida: receitas e história de Gabriel Bolaffi". Para ilustrar a Páscoa inclui na foto a palma recebida no Domingo de Ramos. Esse é um livro interessantíssimo, principalmente para quem gosta de cozinhar.


Contracapa do livro - Depoimentos: "O livro...conta a...saga do homem e do mundo através da comida. Poucas pessoas estariam tão credenciadas para a tarefa quanto (Bolaffi)." - Gula

"O sociólogo Gabriel Bolaffi, da USP, pesquisou a história da comida e reuniu deliciosas receitas." - Jornal da Tarde


Sumário

1. Segredos que não São Segredo

2. Molhos Básicos

3. Antepastos e Tira-gostos

4. Sopas, Quentes e Frias

5. Pães, Brioches e Croissants

6. Massas: Frescas e Secas

7. Pizzas, Calzoni e Fogaças

8. Tortas, Pastéis e Empadões

9. Ovos, Omeletes e Panquecas

10. Carnes: Bovinos

11. Carnes: Suínos, Caprinos e Ovinos

12. Carnes: Aves em geral

13. Carnes: Coelhos e Rãs 

14. Carnes: Peixes e Crustáceos

15. Arroz e Risottos

16. Milho: Polentas, Cuscuz e Pamonhas

17. Verduras e Legumes

18. Sobremesas: Frutas e Doces

19. Sobremesas: Tortas, Cremes e Gelados

Bibliografia

Fontes das Imagens

Índice de Receitas

Índice Geral

Índice Onomástico



Contracapa do livro: Este é um livro sobre a cozinha universal vista sob uma perspectiva brasileira. Não se limita a dar as receitas, sua origem e sua história, mas também ensina a cozinhar e a dominar a arte, interessando e divertindo o leitor. Mesmo uma leitura em diagonal será suficiente para mostrar ao leitor que na arte da cozinha não existem segredos, pois nessa arte tudo o que não é tradição é invenção e inovação. Quando muito, existem macetes ou pequenos truques, e todos eles serão amplamente descritos e explicados ao longo do texto. Com a quantidade de livros de cozinha, culinária e gastronomia que se publicam hoje em dia, certamente não será um livro totalmente original. Mas é um livro altamente inovador, na medida em que oferece um cabedal de receitas capaz de satisfazer os mais curiosos gourmets e os mais zelosos anfitriões, acompanhadas por uma variedade de informações sobre a origem dos principais ingredientes que foram produzidos e consumidos ao longo da história da cultura ocidental e daquelas que a precederam ou influenciaram. Mais importante, tenho certeza que será útil, interessante e divertido. Gabriel Bolaffi.



Página 345: 

Frango Frito à Vienense (Viener Schnitzel)

Este é o tipo da receita que muitos no Brasil chamariam de Frango à Milanesa. Não tem nada a ver e em Milão não existe. É vienense mesmo e fora de Viena só se encontra em outras cidades do antigo Império Austro-húngaro como Praga ou Budapeste. 

Livro: A Saga da Comida: receitas e história
Autor: Gabriel Bolaffi
Editora: Record 
Número de páginas: 712
ISBN: 85-01-05641-3
Edição: 2000

Para essa segunda edição de esmaltes e livros do ano de 2024 a minha escolha de esmaltes foi Panvel Panvel Make Up: Base e Risqué - Vermelho Felicidade. O pincel da Panvel é médio em quantidade de cerdas o que colabora com a rapidez da esmaltação. Já o Risqué é fininho ao meu ver poderia ter um pouquinho mais de cerdas. Eu quem faço minhas unhas então sempre busco rapidez, durabilidade e secagem rápida.


Acima o calendário das postagens do ano de 2024! Na sequência os livros escolhidos pelas queridas parceiras de Esmaltes e Livros! Já adianto: é cada título bom que eu tenho vontade de sentar e ler todos eles agora, mesmo! Visite, não perca.



Mãe Literatura: "O esmalte é o Sutileza, da @Impala, um tom que eu gosto bastante e acho que combina com chocolates. Fácil de esmaltar, passei duas camadas. O livro é o Segredos de família, da Liane Moriarty. Livro deste mês do nosso amado Clube MãeLiteratura. Para compor o cenário, escolhi os ovos de Páscoa, por aqui mantemos esta tradição!"



Letícia Leonardi: "Minha escolha de esmalte foi o Café, da @EsmaltesColorama! Eu achei este tom a cara da páscoa. Passei duas camadas e ficou uma cor bem bonita. O livro é o Morte no Nilo, um dos mais famosos da Agatha Christie. Para compor o cenário, escolhi um dos meus chocolates favoritos, os bombons da Ferrero Rocher."



Posts Relacionados

Diante de tantas distrações é preciso organização para manter o ritmo de leitura. Eu mantenho minhas leituras em dia por intermédio da organização e por isso já indiquei mais de uma centena de livros no blog. Para isso, desenvolvi esse material de apoio pois dessa forma você conseguirá exercitar a disciplina da leitura. 


                                                Material de apoio: Quero ler mais este ano!



Sabia que aqui no blog tem mais de 100 títulos que já li e gostei?


Quais assuntos e ou livros você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:

Instagram: @svdanielle

Facebook: @svdanielle 

Tik Tok: @sv.danielle

Facebook: @sobremarmita (Marmita: para levar para o trabalho e ou piquenique)

Facebook: @dsegundamao (Sustentabilidade)

Bom trabalho!











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para geladeira coletiva (Material de apoio exclusivo na Loja)

A razão pela qual incluímos um guia como este em um blog focado em Educação Estratégica e Gerencial é que a organização e o respeito ao espaço coletivo são aspectos essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Bons hábitos e práticas de convivência podem influenciar significativamente a produtividade e a harmonia entre as equipes, refletindo diretamente na eficácia gerencial e no sucesso organizacional.  Assim, mesmo dicas como o uso adequado da geladeira coletiva contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, alinhando-se perfeitamente com os princípios da Educação estratégica e gerencial que promovemos. 1. Lembre-se: a geladeira é coletiva, não apenas sua Bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais em uma geladeira compartilhada. Mas se você ainda não tem, não se preocupe: sempre é tempo de aprender. Os relacionamentos melhoram quando todos respeitam o ambiente coletivo. 2. Armazene seus alimentos em um espaço específico Colocar uma maça em uma pratel...

Regras para uso de geladeira coletiva? (Material de apoio exclusivo na Loja)

🕒  Tempo de leitura: de 4 a 5 minutos  - Você tem uma geladeira coletiva na empresa e está se perguntando se precisa de regras? Sim, precisa - e não apenas por questões de organização, mas por respeito à convivência e à cultura da empresa.   Regras são fundamentais por pelo menos dois motivos principais:  1. A cultura da empresa deve estar presente em todos os espaços.  Ambientes compartilhados, como a cozinha e a geladeira, também refletem os valores da organização. Regras claras e visíveis reforçam comportamentos desejados e mostram que o cuidado com o coletivo está em todos os detalhes. 2. Toda atividade coletiva exige normas para funcionar bem. Quando várias pessoas utilizam o mesmo espaço, é essencial que haja orientações prévias sobre como se comportar. Preferencialmente, essas regras devem ser comunicadas antes do "jogo começar", para que todos saibam o que é esperado e possam contribuir com o bom uso do ambiente.  📌Uma sugestão prática: ter um Gui...

Ambiente de Trabalho: Cozinha!

Vamos começar esclarecendo, que a cozinha da empresa é um ambiente coletivo ! Todo ambiente coletivo deve seguir regras para que funcione adequadamente. Se sua empresa não tem regras para a cozinha faça elas e exponha em lugar claro e visível para todos. Podes colocar mais de um cartaz com elas, porém atente para não passar de quatro. Mudar constantemente os cartazes é essencial: uma vez a cada 15 dias, por exemplo. Importante: Certificar-se que todos os usuários do ambiente sabem das regras e entenderam como funcionam. Saber não é o mesmo que entender, portanto seja claro em suas colocações . E se você é um usuário desse ambiente lembre, que deve ter educação. Lave tudo que você usar, não deixe migalhas espalhadas, se respingar algo no chão: limpe, lave a sua xícara com esponja e sabão para não ficar manchada de batom ou de café, retire toda água e sabão da esponja, não deixe a esponja dentro da pia e nunca deixe nada em cima da bancada. A cozinha segue sen...